Visão Geral
As doenças cardíacas adquiridas são condições que afetam o coração e seus vasos sanguíneos associados que se desenvolvem durante a vida de uma pessoa, em contraste com as doenças cardíacas congênitas, presentes no nascimento. As doenças cardíacas adquiridas mais são mais comuns entre adultos e incluem: doença arterial coronariana, doença cardíaca coronária, doença cardíaca reumática, doenças dos vasos pulmonares e da aorta, doenças dos tecidos do coração e doenças das válvulas cardíacas. As duas condições adquiridas mais comuns entre as crianças são: doenças cardíacas reumáticas e doenças de Kawasaki.

Doença cardíaca reumática
A doença cardíaca reumática é uma complicação da febre reumática na qual as válvulas cardíacas estão danificadas. A febre reumática é uma doença inflamatória que começa com infecções na garganta. Pode afetar o tecido conjuntivo em todo o corpo, especialmente no coração, articulações, cérebro e pele. Embora a febre reumática possa atingir pessoas de todas as idades, é mais comum em crianças entre 5 e 15 anos de idade. A melhor maneira de prevenir a febre reumática é tratar infecções na garganta com antibióticos.
Sintomas
Os sintomas da doença cardíaca reumática variam e os danos ao coração geralmente não são facilmente percebidos. Quando os sintomas aparecem, eles podem depender da extensão e localização dos danos no coração.
Normalmente, os sintomas da febre reumática aparecem cerca de duas semanas após o início de uma infecção na garganta por estreptococo não tratada. Além da dor de garganta causada pela infecção por estreptococos, as crianças têm febre e se sentem doentes. Geralmente, a criança tem uma articulação muito dolorosa, inchada e vermelha – geralmente uma articulação grande como joelho, tornozelo, cotovelo ou ombro – que desaparece após um dia ou dois, apenas para ser substituída pelo mesmo problema em outra articulação. Podem ocorrer erupções cutâneas de vida curta, mas não são comuns. Mesmo que o coração seja afetado, geralmente não é grave o suficiente para causar sintomas, embora ocasionalmente a criança possa estar com falta de ar.
Doença de Kawasaki
A doença de Kawasaki, a principal causa de doença cardíaca adquirida em crianças e é caracterizada pela inflamação dos vasos sanguíneos por todo o corpo, especialmente as artérias coronárias ao redor do coração. A doença é mais comum em crianças menores de 5 anos, ocorre mais freqüentemente em meninos do que em meninas e é mais prevalente nos meses de inverno e primavera.
Embora a causa exata da doença permaneça desconhecida, os especialistas suspeitam que ela seja causada, em parte, por um patógeno, como um vírus ou bactéria, o que pode explicar por que os casos geralmente aparecem em grupos. No momento, não há meios de prevenção, nem há evidências de que a doença seja contagiosa.
Sintomas
Os primeiros sinais da doença de Kawasaki incluem febre e irritabilidade. Na maioria dos pacientes, a febre ocorre rapidamente e é superior a 38 ° C.
Outros sintomas incluem:
- Erupção cutânea, geralmente no tronco e nas áreas genitais;
- Inflamação ocular ou conjuntivite sem secreção;
- Inchaço e vermelhidão das mãos e pés, seguido de descamação da pele nos dedos das mãos e dos pés;
- Lábios vermelhos e rachados;
- “Língua de morango”, onde a língua está vermelha, inchada e tem solavancos;
- Linfonodos inchados no pescoço.
A ordem em que os sintomas aparecem pode variar. Além disso, algumas crianças também podem sentir dor abdominal, diarreia, vômito e irritação nas articulações. A doença de Kawasaki é melhor tratada logo após o aparecimento dos sintomas, a fim de, reduzir o risco de complicações relacionadas ao coração. Se o seu filho estiver com febre alta e você suspeitar que possa ter a doença de Kawasaki, consulte o médico imediatamente.
Dr. Roberto Gianisella – Cardiologia Pediátrica
Acesse a minha página do FACEBOOK
Leia mais artigos de meu BLOG